Logotipo
Central de atendimento

Uni•endogastro

Av. São Geraldo, 855 Araraquara - SP 016 3303.2020

Contato

016 99746.2050
Home - Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Salto alto provoca varizes?

Não. Trabalhos científicos comprovam que o uso de salto alto não prejudica as pacientes e que, em alguns casos, até melhora o retorno venoso.

Uso de hormônios provoca varizes?

Os hormônios estrógeno e progesterona provocam aumento de dores nas pernas, da incidência de telangiectasias (pequenos vasos) e de varizes nas pacientes que fazem ou fizeram uso dos mesmos, além de aumentar a incidência de trombose venosa profunda. O uso de corticoide por longo período aumenta a fragilidade capilar, sendo frequentes manchas equimóticas e aumento dos pequenos vasos nas pacientes que fazem uso do mesmo.

Depilação provoca varizes?

Não, quando realizada por profissional capaz. Se após depilação a paciente apresentar manchas equimóticas (arroxeadas) nas pernas, nesses locais pode desenvolver pequenos vasos (telangiectasias).

Ginástica provoca varizes?

A ginástica até melhora o retorno venoso, pelo estímulo e contração dos músculos da panturrilha (coração periférico). Quando a paciente já apresenta varizes, a contração muscular aumenta o refluxo venoso, por isso elas ficam mais salientes logo após o exercício.

Porque as varizes voltam após cirurgia?

A cirurgia de varizes, quando bem indicada é curativa e definitiva (as varizes não voltam). Pacientes operados, que apresentam varizes no pós-operatório imediato (até 6º mês), apresentam o que denominamos de varizes residuais (varizes não retiradas ou não realização da ligadura das veias perfurantes nos pontos de refluxo venoso). Este fato se dá pelos seguintes motivos: má indicação cirúrgica ou técnica cirúrgica inadequada.

Ficar muito tempo em pé ou sentada provoca varizes ?

Pacientes que apresentam predisposição genética ou familiar, quando ficam muito tempo em pé ou sentados podem desencadear varizes e dores nas pernas. A pressão da coluna de sangue sobre as válvulas venosas e na parede das veias faz com que elas se dilatem e se tornem insuficientes.

Obesidade provoca varizes?

Pacientes obesas são sedentárias e deambulam pouco. Isto acarreta a elas diminuição da função da bomba muscular (panturrilha), aumentando a pressão nas válvulas venosas, desencadeando refluxo (varizes).

Escada provoca varizes?

Quando subimos ou descemos escada com frequência o que ocorre é dor muscular. Muitas das pacientes que mudam para residência com escada ao apresentarem dores nas pernas passam a observar mais as pernas e notam varizes. A nosso ver estas varizes já existiam e só foram percebidas após a paciente apresentar dor.

Gestação provoca varizes?

Gestantes que apresentam predisposição genética e familiar para varizes podem desenvolvê-las, pelos fatores abaixo relacionados:
-fator hormonal:
aumento das taxas de estrógeno e progesterona
-fatores físicos:
* aumento do peso da gestante
* compressão das veias ilíacas pelo aumento do útero
* aumento do calibre e volume de sangue na veia uterina, competindo e congestionando o retorno venoso com a veia ilíaca (refluxo).

Viajar de avião provoca varizes?

Viagens longas de avião implicam em ficar muito tempo imóvel na mesma posição. É frequente nessas viagens as pacientes apresentarem dores e edemas dos membros inferiores, podendo também desencadear trombose venosa profunda (síndrome da classe econômica).

Quais são as indicações da cirurgia de varizes?

As indicações são:
- Estética;
- Funcional: Pacientes que apresentam varizes e sintomas como dor, edema (inchaço), eczema e úlcera de membros inferiores;
- Preventiva: Pacientes que apresentam varizes exuberantes e são sedentários, mesmo que assintomáticos. Nestes pacientes a incidência de trombose venosa profunda é de ocorrência frequente.
- Urgência: Pacientes com flebite extensa da veia safena magna (trombose de veia superficial) com progressão do coágulo ascendente no sentido do sistema venoso profundo.

Dr. Jorge Augusto Leite Zbeidi

Cirurgião Vascular - CRM 134.184
Acompanhe minhas dicas e novidades pelo Facebook
Mapa do site
Responsável Técnico:
Dr. Jorge Augusto Leite Zbeidi - CRM 134.184
Site desenvolvido pela
Kapital - Automatize seu Marketing