Logotipo
Central de atendimento

Uni•endogastro

Av. São Geraldo, 855 Araraquara - SP 016 3303.2020

Contato

016 99746.2050
Home - Doenças - Aneurismas

Aneurismas

Denomina-se aneurisma a dilatação anormal e permanente de um determinado segmento das artérias. De forma simplificada, pode-se dizer que a origem desta dilatação é o enfraquecimento da parede arterial.

Em princípio, qualquer artéria pode ser acometida, mas é a aorta abdominal, especialmente em seu segmento abaixo das artérias renais, a mais frequentemente envolvida pelo aneurisma.

Aneurisma

De extrema gravidade, que pode culminar com o óbito do paciente, às vezes até mesmo antes que ele consiga alcançar recurso médicos. A probabilidade de rotura é diretamente proporcional ao tamanho do aneurisma, mais especificamente ao seu diâmetro.

Outro dado relevante nesta patologia é a ausência de sintomas em grande número de casos.

O diagnóstico muitas vezes só é possível pelo exame físico. A simples palpação do trajeto arterial evidencia sua dilatação e expansibilidade. Quando não, exames como a ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou arteriografia vão confirmá-lo e possibilitar o planejamento da operação.

Esta patologia se reveste de grande importância e o sucesso do tratamento - sempre cirúrgico e prioritário - depende do diagnóstico precoce e da operação planejada e executada antes da rotura, por equipe experiente de especialistas, em hospitais bem equipados.

Dr. Jorge Augusto Leite Zbeidi

Cirurgião Vascular - CRM 134.184
Acompanhe minhas dicas e novidades pelo Facebook
Mapa do site
Responsável Técnico:
Dr. Jorge Augusto Leite Zbeidi - CRM 134.184
Site desenvolvido pela
Kapital - Automatize seu Marketing